quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Conversinha


Hoje aprendi a fazer videozinhos. É bem divertido. As palavras não deixam de estar dançando, a diferença é que não precisa digitar. Talvez seja mais verdadeiro e mais pessoas possam ouvir. Até parei pra me perguntar: por que a gente ainda escreve?
E mil respostas vieram em minha mente. Não tem como comparar. Negligenciar o ato de escrever é burrice. Assim como é analfabeto todo aquele que saber ler, mas não le – já dizia Mario Quintana.
Estou com vontade de falar um monte de coisa, mas a preguiça de digitar me contamina. Feio, né. Mas mentir também é feio. Por isso, falei a real.
Real lembra dinheiro. Enquanto deveria lembrar realidade.
Realidade lembra guerra, mundo. Enquanto deveria lembrar felicidade.
Felicidade lembra vida. Que se resume em Jesus. Aí fica impossível não lembrar da sua luz.
Não nasci pra rimar, nem vou continuar.
Queria contar várias coisas, mas não quero que isso vire diário. Fica até chato. Já conto tudo pra Deus, mesmo Ele sabendo de tudo, desabafar pra Ele é demais.
Nem sei o que falar. Só passo por aqui pra deixar um beijo, um sorriso e um “Deus abençoe”. Porque, de fato, esse é o desejo dEle.
Falou, galéris. Contemcumigo prukiprecisar! Nóis. 

sábado, 14 de janeiro de 2012

Leia até o final

Moço, moça, cara, senhor, senhora.
Talvez você nem me conheça, mas isso não importa. O fato é que preciso te dizer uma coisa. Uma coisa grande demais. Ai, tão grande que você nem vai conseguir ter dimensão. Eu também não tenho. Vivo, mas nem consigo entender.
É grande mesmo! Enorme, gigante, SOBRENATURAL.
Talvez você ache que eu sou só mais uma crente fanática e radical (e é isso mesmo), mas eu preciso te dizer. A vida se resume em 5 letras, uma pessoa: J-E-S-U-S.
Deixe de lado sua cultura, sua ideologia humana, suas teses e teorias (sei como é, já vivi disso), seu orgulho de achar que sabe tudo e que já descobriu o mundo. Deixe de lado essa pose de intelectual, machão, forte e feliz. Você NÃO é. Sabe que não é.
Talvez por vários momentos você sinta prazeres inexplicáveis e até pense que está vivendo a vida construindo uma base sólida. Mas, se liga, isso é MOMENTÂNEO. M-O-M-E-N-T-Â-N-E-O.
Ei, psiu! Eu tô falando de ETERNIDADE!
Pra onde você vai depois daqui? Sua faculdade, conhecimento, estudos, grana, talento...por acaso vão te levar pra algum lugar DEPOIS daqui?
Ouça (leia-se "leia") o que eu vou falar: EU JÁ FUI COMO VOCÊ. Ri, julguei, zuei da Igreja. Fiz isso mesmo. Hoje EU sou a Igreja. Porque o sangue de Jesus me lavou e eu ACEITEI Sua vida em mim. Não foi do nada, não. Tinha gente ORANDO por mim. E, nesse momento, eu quero te dizer: eu quero ORAR pela sua vida. Me fale seu nome, deixe um comentário, ligue, mande email, escreva carta ou nem fale nada.
Eu desejo que você CONHEÇA Jesus. Ele já te conhece, sabe todos os seus planos, medos, pensamentos. Conhece seu coração e vê TUDO que você faz. Quer você queira ou não. Quer você acredite ou não.
Só enxerga Jesus quem quer. E vou te falar, eu o enxergo TODOS OS DIAS. E essas palavras, Ele está me conduzindo a escrever. Como se Ele mesmo digitasse. Simplesmente, porque Ele te AMA e quer ABRIR seus olhos através da minha vida.
O amor dEle transborda, você se encontra, entende por que existe. Simplesmente porque você foi FEITO pra isso.
O mundo, a mídia, os homens, a TV, o cinema e, dolorosamente não posso negar, até a arte...nos CEGAM. Sim! Não quero te ofender. Amo sua vida. Odeio é o pecado! Odeio o que a mídia prega. Odeio o que o mundo faz. Odeio os que odeiam JESUS. Porque estes NÃO O CONHECEM.
E escuta bem! Quando você o conhecer, sua vida vai mudar. Não vou dizer que vai ser melhor, nem pior. Mas vou dizer que você vai encontrar a VIDA. A verdadeira vida. Vida em ABUNDÂNCIA.
Ele disse, deixou bem claro: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. N-I-N-G-U-É-M vem ao Pai se não por mim.
Pronto! A Palavra de Deus é VIVA, é a verdade, se renova.
Ninguém vai ao Pai se não por JESUS. Claro, simples e direto. Se você não acredita só pela palavra, eu posso te dizer que é assim mesmo, porque VIVO isso. E te convido a viver também.
Pare de procurar Deus por outros meios. Espiritismo, religiosismo, misticismo, itismo, ismo, ismo. N-Ã-O. Você não vai encontrar. O único caminho é JESUS CRISTO.
Caminho TRANSFORMADOR. O único que tem palavras de VIDA ETERNA.
Jesus quer reescrever sua história. Você não precisa ser santo pra isso. Só Ele foi.
Você só precisa DECIDIR andar com Ele. Você não vai abandonar o pecado sozinho. E é Ele, o ESPÍRITO SANTO, que vai encher seu coração e te livrar de todo mal. Você precisa DECIDIR. Repito: DECIDIR. Ele vai fazer a obra, Ele vai te salvar, Ele vai ministrar no seu coração, Ele vai habitar em ti, Ele! Ele! Morrendo na cruz Ele já te perdoou! Te perdoou inclusive por ler e julgar o que os cristãos dizem. Mas você precisa aceitar esse perdão. E aceitar esse perdão é aceitar JESUS.
Deixar Ele reescrever sua história, dirigir seus sonhos. A Palavra dEle fala que Sua vontade é BOA, AGRADÁVEL e PERFEITA. Já a nossa, nossa mera visãozinha mesquinha do mundo, é como?
Você arrisca responder?
Pare. Pense. Reflita. Qual a lógica? Crer na teoria dos homens ou na de quem os CRIOU?
Eu nem sei mais o que te dizer. Mas desejo, do fundo do coração, que você pense nessas  palavras. E conte comigo. Quero te falar mais desse Deus, Deus que tenho conhecido, buscado, sentido.
Deus que é todo poderoso. E, ao mesmo tempo, meu amigo íntimo.
Ei! Eu AMO sua vida. E me disponibilizo a gastar saliva com você falando mais sobre isso, a cuidar de sua vida e a te ajudar no que precisar.
Choro...choro mesmo...porque realmente SONHO que você conheça Jesus. Mergulhe na Sua profundidade. Encontre a vida e seja SALVO. Não por suas obras, mas pela GRAÇA.
Deus está te chamando. Nesse momento, Ele está te convidando a conhecê-lo. A entregar, sua vida, seu tempo, seu tudo a Ele. Fale com Ele. Experimente.
Pare de se afogar na sua própria razão. Experimente afundar no oceano da fé. Experimente.
Deus te abençoe. Grandemente.
Pare, fiquei em silêncio, reflita. Ouça a Sua voz te chamando. Não perca tempo.
Conte comigo. Mesmo. Eu estou aqui. E, Jesus, está aí do seu lado.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

C-Oração em mãos certas

Deus, faz assim ó: pega meu coração em tuas mãos. Sei que com um apenas um toque teu ele é transformado. Agora tira o pó, o ódio, o pecado, a sujeira. Usa os produtos que preferir. Mas limpa-o, purifica-o, por favor.
Reenprende, vai! Pode confrontar, ensinar, mostrar a tua vontade mesmo que ele não goste. Ele é teimoso e enganoso mesmo. Possivelmente vai querer discordar. Mas minha decisão é soberana, Deus. Continua.
Depois disso, se não for pedir muito, conforta-o. Confronto seguido de conforto. Coisa que só o Senhor faz, por tanto amor. 
Faze o que quiser com ele. Leva para onde quiser. Pinta da cor que quiser e coloca o cheiro que te agradar, Pai. 
Molda-o bem conforme o teu gosto. Afinal, ele está em tuas mãos.
Repete a ação todos dias. 
E só mais uma coisa, Deus: não me devolvas nunca mais. 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Compartilhando a real

Hoje vou compartilhar um texto de alguém que amo muito e tem se tornado especial demais pra mim - minha discípula, amiga, irmã, inspiração, Júlia Runze.
Impossível não me identificar e me emocionar com tantas palavras sinceras, doces e que só quem experimenta consegue entender.
O que é bom e REAL precisa ser compartilhado. Aí está:

Respostas exatas

Ah! Como pode, hein? Eu sempre soube que você é perfeito e em tudo muito detalhista, amoroso e bondoso, mas poxa, é incrível como eu descubro muito mais disso com o passar dos dias! A verdade é que não tem como eu não ser apaixonada por Ti, porque tudo em você me encanta e me faz sorrir, cada momento contigo é espontâneo e se torna sincero, como é prazeroso passar o tempo contigo, Pai!
Na realidade eu nem sei de onde vem tanto poder, e esse que é o brilho, porque você em tudo é sublime e soberano; e vive me surpreendendo. Basta vir uma dúvida a minha cabeça que você já responde. Quanta intimidade, hein Pai? Como é prazeroso estar assim contigo! Ah, Pai, você me faz bem, não importa o momento você vive me alegrando; e o extraordinário é que você sempre tem algo novo pra me falar, e coisas que sempre mudam o meu dia e a minha forma de pensar e de ver as coisas.
Obrigada por Tuas respostas, por ser tão perfeito assim e tão cuidadoso. Não quero nunca me esquecer de como é bom ter esses momentos descontraídos contigo, pois as nossas conversas são essenciais e a nossa conexão é vital pro meu dia e pra minha vida! É bom demais a liberdade que tenho de brincar contigo e de rir na Tua presença, de olhar pra Ti e ter a certeza que está rindo junto comigo, porque é o meu Pai, me conhece, e eu te conheço, e anseio conhecer cada dia mais.
Eu lancei na Tua presença e as respostas vieram, eu simplesmente falei, debochei, desabafei, perguntei, contei tudo pra Ti; e você sussurrou no meu ouvido, senti realmente que estávamos conversando novamente, como sempre fizemos, mas cada vez é diferente e muito bom! E eu olhei pra Ti como quem diz “já?” e você devolveu o meu olhar como se me dissesse “até parece que você não sabe como eu sou!”. Ah Pai, como é bom sorrir contigo!
Respostas exatas e na hora certa, todas são assim contigo, né! Obrigada por uma presença tão prazerosa, por sempre me empolgar e me tranquilizar, por me acalmar e tantas vezes me deixar curiosa ao invés de ansiosa, porque eu creio realmente que Tu vai me surpreender, já está fazendo isso mesmo! Ah como eu te amo Pai, e cada dia mais me apaixono por Ti!

Blog da Júlia - De Deus às letras
http://juliarunze.blogspot.com/

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Minha forma de falar

 Ser bailarino é diferente de trabalhar em um escritório. E olha que não faço a comparação à toa.
Observo meu pai e muito bem, diga-se de passagem. Depois das 18h, encerrou o horário de expediente. A vida é outra. A cabeça sobrevoa sobre outros arredores. Os cálculos ficam para depois e os clientes não têm o número daqui de casa.
Mas ser bailarino? Hum...eita, profissão complicada. Levanta a mão aí quem nunca juntou algo do chão num panchè, caiu e saiu rolando, ouviu uma música e já começou a mexer, involuntariamente, alguma parte do corpo.
Concordo que muitos deixam de lado a lubrificação das articulações e alongamento dos músculos, esquecem da consciência e da persistência, até mesmo quando se tratam dos famosos abdominais, por exemplo. Mas parar o corpo por inteiro e não se deixar levar pela melodia até mesmo do silêncio...ah, isso eu duvido!
Duvido porque conheço a raça. Bailarino é tudo igual. Mentira. Mentira das grandes. Me empolguei no ditado barato. Desculpa. Mas bailarino “tudo dança”. Pronto, melhorou. Essa, apesar de óbvia, faz pensar.
Não é preciso sala, música, professor gritando, contagem, muito menos hora marcada. A dança, quando inerente ao corpo, não se cala. Corpo que realmente dança vive cantando com a voz dos movimentos, mesmo distante da rotina de aulas, ensaios, espetáculos. Afinal, o corpo também canta sobre descanso, praia, família ou seja lá como são suas férias.
Confesso: minha cervical está tensa, dura é meu apelido e saudade é a primeira palavra que sai da minha boca ao lembrar dos corredores do Bolshoi, das salas, do linóleo, da família dançante.
Sabe aquela história de dar valor quando perde? Não tem nada a ver. Só falei pra enfeitar o texto. Porque a grande verdade é que damos valor, sim. E caso não seja assim, ainda há tempo.
Não tem preço espreguiçar todo dia rodeada de colegas “quase” profissionais, sentir o corpo, ouvi-lo e deixá-lo falar. Não tem preço o frio na barriga da coxia. Os ensaios tensos  e as contagens que nunca dão certo. Não tem preço a prova do figurino, as viagens, o plié nosso de cada dia.
A dança é minha oração, minha forma de gritar ao mundo o que as palavras não dizem. Com ela, canto canções até mesmo sem melodia, prego o que acredito, choro o que nem as lágrimas conseguem chorar. Talvez seja a forma mais clara de me traduzir.
Não há rotina diferente, nem férias que nos separem. Se não nasci para falar essa língua, pelo menos hoje tenho a certeza de que é com este o idioma que ESCOLHI me comunicar.

Canção sem melodia

Na dor, eu vejo Teu amor, Teu cuidado sem fim.
Na dor, Tu me tratas.
Na dor, cresço em Teu colo. Colo que me sustenta, carrega, embala em espera num ritmo zeloso.
Na dor, Tu me inspiras a te conhecer mais.
Na dor, Tu consolas meu pranto, acalenta meu rio de emoções.
Na dor, Tu me confortas, proteges.
Na dor, Tu me ensinas que não posso andar com meus próprios pés.
Na dor, eu corro aos Teus pés, porque só por meio e diante deles posso viver.
Na dor, Tu me envolves em teus braços, esquentas meu coração.
Na dor, Tu me mostras que Teus sonhos são maiores que qualquer pensamento meu.
Na dor, tu me sustentas.
Na dor, minhas lágrimas oram por mim.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Sem calar o que faz gritar

Há certas situações que nos causam. Não sei definir muito bem o quê. Sei que causam. Estranheza, fome, quem sabe.
Liguei o notebook hoje e meu teclado não estava funcionando. Tentei de todas as formas arrumar, mas meus conhecimentos tecnológicos e informaticais não são suficientes. Ainda.
Pelo querido e amado mouse consegui entrar no Facebook e ver ao menos o que se passava no mundo. Dos meus amigos virtuais, claro.
Eis que surge uma sensação quase sufocante: o ouvir sem poder falar, o ver sem opiniar. Logo com a Kauane que tanto gosta de brincar com as palavrinhas. Pior ainda é ver as pessoas falando comigo e eu respondendo com a boca, sonhando que aquilo servisse como resposta ouvível no chat.
É claro que não serviu. E eu me encontrei muda, indefesa e o pior de tudo, indiferente. É como saber o que dizer e não ter oportunidade. Ter o que falar e ser calada. Querer gritar, mas ver o mundo tentando impedir.
Talvez você sinta-se assim...desencorajado, mudo e convida dia a dia com o fato de saber o que dizer, mas ter medo de pregar. Medo da reação dos outros, de como vai ficar sua reputação. Afinal, o que eles vão pensar de você?
A primeira grande chave da questão é que o querer agradar o mundo é a nossa maior ilusão. O mundo é simplesmente cego e acaba ensurdecido pelas falsidades da mentira.
De fato, muitas teorias não vão ser aceitas pelo próximo, por serem justamente hipóteses. Talvez o seu livro e autor preferido não alcance o grau de convecimento concordante do seu amigo. Mas da sua vida ninguém pode duvidar.
Talvez o que você lê seja realmente encantador e até possa ser coerente. Mas o que se vive destrói teorias hipotéticas. Afinal, é prática.
E sendo prática, é vida. É simples. Pregar, ouvir, defender e falar sobre o que se vive em essência vai além de opinião.
Falo da verdade, do único caminho, milagres, orações respondidas, chamado, certeza, foco, ministério, missão. Falo da paz que excede todo entendimento.
Falo de Jesus. E esse é um cara por quem não me calo. Independente do funcionamento do meu teclado.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Acordamento

- Que horas vocês querem acordar amanhã? Peço pra Deus nos acordar.
Lembro de ter ouvido aquilo e achado absurdo: “que coisa mais rídícula, Deus até que cuida da gente, mas essa história de acordar na hora certa já é viagem”.
Tentei convencer a Anielli de que aquilo era psicológico e questão de costume do organismo. Ela me deixou claro que não tinha despertador no quarto, mas dormia tranquila e confiante todas as noites, convicta de que Deus a acordaria na hora certa.
Para mim, tudo estava claro: a Anielli era mais uma crente fanática, cega, dessas manipuladas por um pastor, com uma lavagem cerebral instalada em si. A vida é muito mais simples que isso e um dia eu a convenceria com todas as teses e livros humanos que já tinha lido.
Mas Deus não havia desistido de mim e todos os propósitos foram realizando-se de acordo com a sua vontade.
Primeiro, as certezas, teorias mundanas. Surge a curiosidade. Depois, o estranhamento. Segue com a resistência, afastamento por medo. De repente, a dúvida. O lá e cá. O tempo. Todos os propósitos. A falta de saída. Somente um refúgio. O coração arde, as lágrimas rolam. O convencimento. Aquilo que não mais se explica, somente se sente. E aí vem a melhor parte: querer vestir a camisa, entregar-se completamente. Próximo desafio? Ficar firme na rocha. Assim foi comigo e pode ser com você. O Espírito Santo convence. E eu estou absolutamente convencida.
Convencida de que a Palavra de Deus é a única verdade e todas as teorias que eu já li e acreditei serviram apenas para me fazer entender o que se passa na cabeça dos perdidos, para que, agora que já exergo, eu possa argumentar segura a favor da verdade verdadeira.
Afinal de contas, enquanto os perdidos acreditam nas teses do homem, nós, simplesmente, acreditamos na tese do cara que os criou. Matematicamente, estamos na frente, não?
Hoje entendo e tenho a certeza de que Cristo realmente acorda. Acorda às 7h, às 10h, a hora que você escolher e pela fé crer. Mas o que realmente conta é que Cristo nos acorda pra vida. Pra verdadeira vida. Vida em abundância.
E assim quero permanecer sempre: acordada. Podendo pregar o evangelho com os dons que Deus me concedeu, fazer serenatas pelo mundo e, através do Espírito Santo (que sempre sabe o horário certo), acordar aqueles que ainda estão adormecidos para a verdadeira verdade.



http://www.youtube.com/watch?v=qU0J7bjjdbM

Aos cristãos

E você, tem orado por todos aqueles para os quais falou de Jesus?
Quero ser, sim, uma cristã de palavras. Mas, sobretudo, quero ser uma cristã de ORAÇÃO.
Muitas pessoas em minha vida já estão carecas de saber que Jesus morreu pra nos salvar e tantas outras coisas que falamos desenfreadamente ao evangelizar.
Elas têm o entendimento. Mas não têm o convencimento.
Ouvir sobre a Palavra torna-se grego quando não se crê.
E pressionar é o maior impulso para afastá-los.
Você planta a semente, mas só Deus manda a chuva para fazer florescer.
Você ministra, mas somente o Espírito Santo convence.
Não pense que o fruto vai nascer no dia e hora que você quiser. Deus vai fazer. Não se meta a ponto de querer passar por cima dos propósitos dEle na vida do seu fruto.
Plante e ore. Ore muito. Jejue se sentir que deve.
E creia que Deus está no controle da semente, independente da sua pressa. A chuva que faz o fruto brotar virá.
E aí…morar na cidade da chuva nem vai ser tão ruim assim.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Primeiro texto de dois mil e doce

Amo ver a página em branco, gritando por letras. Por vezes, a vida grita tanto que nem me sobra tempo pra tentar traduzir em palavras aquilo que se sente na pele.
Viver à flor da pele continua sendo rotina por aqui. Tão rotina que instabiliza qualquer programação rotineira que possa ocorrer.
Penso que nem sei mais escrever textos grandes. Falta de hábito, costume, quem sabe. Ou involuntária comparação com os textos que tenho lido, também desconfio. Afinal, o Livro da Vida, livros cristãos e textos faceibookckeáticos e românticos do Bruno Vinícius não são qualquer coisa.
Mas, em meio a tantos paradigmas, prefiro crer que o “qualquer” também pode falar. E, assim, também pode ser escrito, dançado, pensado. Porque o "qualquer" abre um leque de liberdade. Palavra que tenho experimentado e é tão mal interpretada por aí.
Não sei bem o assunto desse texto. A dança pode ser subjetiva também. Com as palavras não poderia ser diferente, claro.
Isso! Claro! Gosto dessa palavra. Eis que tudo se fez claro. Graças à Palavra. Não. Não à palavra claro, mas à Palavra. Isso, exatamente:  a Palavra da vida, Palavra Eterna, Verbo, Jesus.
Tudo é novo, mudaram as formas de perceber o mundo, as existências e os porquês que antes eram, na maioria das vezes, sem respostas. Agora as respostas são claras. Nem sempre entendíveis, mas, pela fé, aceitáveis, sobrenaturais e incríveis.
O gosto pelos olhares, sorrisos, letras e movimentos permanece. Muito mais forte e, agora, certo da direção que precisa tomar. Se há algum dom por aqui, hoje sei de onde vem e para onde deve ir. Nada mais escorre para águas que não sejam da Vida. Nada mais desliza por paisagens superficiais. Quando conhecemos Jesus verdadeiramente nenhum raio de sol atrapalha a visão da verdade. Os raios ultravioletas tornam-se desafios que motivam. E o protetor é tão fiel que nos livra de toda queimadura eterna.
Esse sol queima, faz arder por dentro. Não há coisa melhor que viver dias ensolarados e saber lidar com as tempestades quando chegam. Afinal, aquele que as manda é soberano sob sua criação.
Falei que não tinha assunto definido. Comecei dançando palavras soltas na folha em branco e fui parar na temperatura. Temperatura lembra tempo. Que lembra Eclesiastes. Também lembra estação. EstAÇÃO. E acho que é isso: EstaSão as palavras de hoje.