quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pozinho mágico renovado em Cruz Alta: "CRUZ ALTA EM DANÇA"


http://cruzaltaemdanca2009.blogspot.com/


Cá estou eu de novo, apenas uns 5 meses depois da primeira postagem. Mas, como diria o velho ditado: antes tarde do que nunca. E é justamente baseada nesta frase, que venho noticiar uma realização que deveria ser aplaudida em pé. Uma iniciativa tomada por poucos, mas de extrema valia.
Cruz Alta, noroeste do Rio Grande do Sul. Terra possuidora de um pozinho mágico, repleta de muitos talentos e surpresas. Afinal, não foi à toa que Erico Verissimo nasceu aqui. Mas eu diria, que não precisa nascer nesta terra para fortificar, de algum modo, algum talento e/ou vontade de atingir superações. Subentendida na própria lenda que a cidade alimenta, Lenda da Panelinha, é claramente visível que quem bebe da água cruzaltense daqui nunca mais pensa em sair. Mas, não é isso que, atualmente, vemos.
Sim, é cruel e lamentável. Mas o jovem que pensa num futuro promissor não tem dúvidas de que, quando crescer, mudar-se-á de cidade, em busca de oportunidade, emprego, lazer e de tantos outros fatores que a cidade de Cruz Alta, simplesmente, não oferece aos seus cidadãos.
E não pense você que esta lamentável realidade é obra divina ou do destino! Não! Esta realidade não caiu do céu. Ela é construída a cada dia. A partir do momento em que as pessoas não demonstram força de vontade em querer mudar. Escondem-se por trás de máscaras intoleráveis. Tapam sol com peneira, não se conscientizam e não tomam iniciativas e em plena época eleitoral não buscam solucionar problemas e apenas sabem criticar. Reclamam, mas não tomam partido por alguma decisão e realização promissora. E então, aqueles que querem vencer na vida, abandonam a cidade, transformando-a em um depósito de passado. E é justamente esse o problema da cidade de Cruz Alta: viver de passado e descartar a possibilidade de agir num presente na construção de um futuro.
Cruz Alta já foi, há tempos, a capital da dança gaúcha. Dá pra acreditar que Jussara Miranda, Vera Bublitz, Luciana Paludo, Rita Bilibio, Alexson Capelesso e tantos outros talentos e nomes nacionais e internacionais da dança saíram daqui? Eu não sei vocês. Mas eu acredito! Simplesmente, por acreditar também na capacidade da cidade onde nasci. O fato é, que, sem mais nem menos, Cruz Alta parou no tempo. O progresso virou sinônimo de limite e a oportunidade sinônimo de raridade. Nós, jovens, não podemos deixar que isso aconteça. O pozinho mágico é imortal e sequer sabemos a quem este pó anda atingindo. Ainda temos talentos dentro dessa cidade, falta apenas descobri-los, alimentá-los e oferecer-lhes asas para que possam voar.
Portanto, somando o imortal pozinho da cidade com um incessante interesse em ver a dança cruzaltense ser desenvolvida, proporcionalmente com talentos que aqui encontramos, que a coreógrafa cruzaltense Aline Bucco Bilibio, lança, juntamente com sua escola Ballet Aline Bucco e a 9ª Coordenadoria Regional de Educação, o festival: CRUZ ALTA EM DANÇA. Desengavetando, oportunizando e lançando oxigênio àqueles que respiram dança. Dando vida, desta forma, a um sonho necessário da cidade de Cruz Alta.
O evento, organizado e antes de tudo idealizado pelo Ballet Aline Bucco, visa um concurso competitivo com premiação (para os três primeiros colocados de cada modalidade e categoria), alojamento gratuito, cursos, atividades paralelas, presença de grandes nomes da dança gaúcha. Tem como principal objetivo resgatar talentos, quebrar barreiras visíveis dentro da própria cidade e contribuir, de alguma forma, com uma cidade que quer e precisa, mas não toma iniciativa.
Eis, então, um pozinho mágico renovado, apto a borbulhar vida, sorrisos e arte para a cidade de Cruz Alta, a fim de que a dança inspire e expire um oxigênio puro em vitalidade, superação e uma construção de um presente viável e cheio de sonhos.

Um comentário:

  1. Pena que não se possa colocar sons aqui...
    pois o que dá vontade de fazer, após ler esta maravilha... é aplaudir!
    Parabéns Kau

    ResponderExcluir